Posicionamento é, por definição, a forma como seus clientes te enxergam em relação à concorrência. Não se trata apenas de como você deseja ser percebido, mas também de como você se diferencia em um mercado competitivo. Em outras palavras, posicionamento é a identidade que você constrói e comunica para se destacar e conquistar a atenção, a confiança e a lealdade dos seus clientes.
Antes, nas redes sociais, o conceito de posicionamento não era tão relevante. Fazíamos as coisas de qualquer jeito, sem muita estratégia. Hoje, com a quantidade massiva de conteúdos disponíveis, é essencial se destacar através de um posicionamento bem definido. Estamos em uma verdadeira guerra pela atenção de quem está do outro lado da tela.
E ainda não são muitas pessoas que dão o devido valor ao posicionamento. Se você já entendeu o quanto ele é importante, está à frente de muitos. Afinal, um bom posicionamento é o que fará você ser lembrado e reconhecido pelos seus clientes.
Tudo começa com você. Quem você é, o que você gosta, o que te torna único, quais são seus interesses, o que você abomina. Conhecer suas próprias características, particularidades e habilidades é fundamental.
Depois de entender quem você é, é necessário pensar em como você quer ser visto pelos outros, especialmente em relação à concorrência. Esse posicionamento deve estar alinhado com quem você é, com a sua essência. Não adianta criar uma imagem que não reflete quem você realmente é. É muito mais eficaz construir um posicionamento que potencialize suas melhores qualidades e particularidades, para que você se sinta bem fazendo seu trabalho e mostrando quem você é para o mundo.
O próximo pilar é refletir esse posicionamento em seus conteúdos, produtos, serviços e em todos os pontos de contato com o cliente. Seu atendimento e interação precisam ser uma extensão do seu posicionamento.
Finalmente, o que o cliente percebe. Seus clientes veem o que você mostra: conteúdos, produtos, serviços e atendimento. É crucial que tudo isso esteja alinhado com seu posicionamento. Não é apenas sobre o que eles veem, mas sobre como percebem a consistência da sua marca. É essa consistência que fará com que você seja visto e lembrado pelo posicionamento que construiu.
Para se posicionar, não é necessário se encaixar em um modelo ideal de imagem profissional que dizem ser o correto. Esqueça a água na taça, o batom vermelho e o blazer obrigatório e todas essas firulas que vivem repetindo por aí.
Ninguém precisa replicar algum guru digital para ter sucesso. Ao contrário, seu posicionamento deve ser autêntico e refletir quem você realmente é.
Fingir ser algo que não é será extremamente cansativo. Em algum momento, será difícil manter o personagem em cada vídeo ou conteúdo produzido.Cedo ou tarde, esse personagem te levará à frustração, pois os resultados não virão, já que você estará apenas replicando o que muitos já fazem. E você vai acabar achando que produzir conteúdo não é para você.
Acredite, as pessoas que verdadeiramente constroem uma comunidade leal são aquelas que mostram quem realmente são, que são autênticas e fiéis a si mesmas. É melhor criar uma base de seguidores que se identificam com quem você realmente é do que tentar ser algo que você não é.
Talvez aquilo que mais vai gerar identificação do público com você seja exatamente aquilo que você está tentando esconder.
Defina objetivos claros e factíveis para o curto, médio e longo prazo. Seus objetivos devem ser alinhados ao seu grande sonho e de forma que cada meta mensal contribua para alcançar seus objetivos a longo prazo.
Seu estilo visual e tom de voz devem refletir sua identidade. Use elementos que representam quem você é, suas gírias, crenças e gostos. Isso ajudará a cativar seu público.
Estar presente nas redes sociais relevantes para seu público-alvo é essencial. Você precisa estar onde seu cliente está, fortalecendo sua presença digital. Com a estratégia certa, é possível obter resultados significativos, mesmo produzindo menos conteúdo.
Adapte seu conteúdo para cada plataforma, considerando suas características únicas. Faça a derivação de conteúdo: use a mesma pauta para criar diferentes formatos. Por exemplo, transforme um vídeo no TikTok em um texto para o LinkedIn e em um carrossel para o Instagram. Isso otimiza o seu tempo e você aproveita ao máximo cada rede social.
Um posicionamento bem definido e autêntico é a base para construir uma comunidade fiel e engajada. Isso não apenas eleva a percepção positiva da sua marca, como também facilita a venda e a fidelização dos clientes.
Após definir seu posicionamento, o próximo passo é traduzi-lo em conteúdo que alcance e cative as pessoas certas. Você não quer qualquer atenção; você quer a atenção do público certo. Essa atenção é o que te transformará em uma referência, aumentará suas vendas e impulsionará seu crescimento nas redes sociais.
Para se tornar a escolha óbvia do seu cliente, é essencial mostrar seu posicionamento através de conteúdos estratégicos. Seu posicionamento deve refletir quem você é e servir como a espinha dorsal de todo o conteúdo que você produzir. Quanto mais conteúdo você gerar, mais fortalecido será seu posicionamento.
Persistência é a chave para colher os frutos de um bom posicionamento No início, os resultados podem parecer modestos, mas lembre-se, a eficácia do seu posicionamento é cumulativa. Com o tempo, sua agenda estará cheia, seus preços irão subir, e as propostas começarão a surgir.