Estratégia de Posicionamento: Como Construir uma Presença Digital Autêntica

O que é Posicionamento?

Posicionamento é, por definição, a forma como seus clientes te enxergam em relação à concorrência. Não se trata apenas de como você deseja ser percebido, mas também de como você se diferencia em um mercado competitivo. Em outras palavras, posicionamento é a identidade que você constrói e comunica para se destacar e conquistar a atenção, a confiança e a lealdade dos seus clientes.

Antes, nas redes sociais, o conceito de posicionamento não era tão relevante. Fazíamos as coisas de qualquer jeito, sem muita estratégia. Hoje, com a quantidade massiva de conteúdos disponíveis, é essencial se destacar através de um posicionamento bem definido. Estamos em uma verdadeira guerra pela atenção de quem está do outro lado da tela.

E ainda não são muitas pessoas que dão o devido valor ao posicionamento. Se você já entendeu o quanto ele é importante, está à frente de muitos. Afinal, um bom posicionamento é o que fará você ser lembrado e reconhecido pelos seus clientes.

Os Quatro Pilares do Posicionamento

1. Você

Tudo começa com você. Quem você é, o que você gosta, o que te torna único, quais são seus interesses, o que você abomina. Conhecer suas próprias características, particularidades e habilidades é fundamental.

2. Como Você Quer Ser Visto

Depois de entender quem você é, é necessário pensar em como você quer ser visto pelos outros, especialmente em relação à concorrência. Esse posicionamento deve estar alinhado com quem você é, com a sua essência. Não adianta criar uma imagem que não reflete quem você realmente é. É muito mais eficaz construir um posicionamento que potencialize suas melhores qualidades e particularidades, para que você se sinta bem fazendo seu trabalho e mostrando quem você é para o mundo.

3. Seus Conteúdos

O próximo pilar é refletir esse posicionamento em seus conteúdos, produtos, serviços e em todos os pontos de contato com o cliente. Seu atendimento e interação precisam ser uma extensão do seu posicionamento.

4. A Percepção do Cliente

Finalmente, o que o cliente percebe. Seus clientes veem o que você mostra: conteúdos, produtos, serviços e atendimento. É crucial que tudo isso esteja alinhado com seu posicionamento. Não é apenas sobre o que eles veem, mas sobre como percebem a consistência da sua marca. É essa consistência que fará com que você seja visto e lembrado pelo posicionamento que construiu.

Construindo um Posicionamento Autêntico

Para se posicionar, não é necessário se encaixar em um modelo ideal de imagem profissional que dizem ser o correto. Esqueça a água na taça, o batom vermelho e o blazer obrigatório e todas essas firulas que vivem repetindo por aí.

Ninguém precisa replicar algum guru digital para ter sucesso. Ao contrário, seu posicionamento deve ser autêntico e refletir quem você realmente é.

Fingir ser algo que não é será extremamente cansativo. Em algum momento, será difícil manter o personagem em cada vídeo ou conteúdo produzido.Cedo ou tarde, esse personagem te levará à frustração, pois os resultados não virão, já que você estará apenas replicando o que muitos já fazem. E você vai acabar achando que produzir conteúdo não é para você.

Acredite, as pessoas que verdadeiramente constroem uma comunidade leal são aquelas que mostram quem realmente são, que são autênticas e fiéis a si mesmas. É melhor criar uma base de seguidores que se identificam com quem você realmente é do que tentar ser algo que você não é.

Talvez aquilo que mais vai gerar identificação do público com você seja exatamente aquilo que você está tentando esconder.

Definindo Sua Identidade

  • Quem é você?
  • Quais são as características que te fazem único?
  • O que você ama?
  • O que você não gosta?
  • Como gostaria de ser lembrado quando você não estivesse na sala?
  • Quais são os seus valores inegociáveis?
  • Quais são os valores comuns que as pessoas têm, mas que você discorda?

Objetivos e Metas

Defina objetivos claros e factíveis para o curto, médio e longo prazo. Seus objetivos devem ser alinhados ao seu grande sonho e de forma que cada meta mensal contribua para alcançar seus objetivos a longo prazo.

  • Quais são seus maiores objetivos profissionais?
  • Por que você produz conteúdo?
  • Por quem você faz o que está fazendo?

Conhecendo Seu Público

  • Para quem você está falando?
  • Quem é o seu cliente?
  • Quais são os interesses e objetivos comuns que eles tem com você?
  • Quais objetivos eles têm?
  • Onde eles estão? Qual gênero, faixa etária?
  • Quais são suas dificuldades, dores e desejos?
  • Que crenças essas pessoas têm?
  • Quais hábitos eles têm?
  • Em quais redes sociais eles estão presentes?

Análise de Concorrência

  • Quem são seus concorrentes diretos?
  • Quais são as crenças comuns do mercado?
  • Como você pode se diferenciar?

Estilo Visual e Comunicação

  • Qual estilo visual representa melhor sua marca nas redes sociais?
  • Qual é o seu tom de voz na comunicação?

Seu estilo visual e tom de voz devem refletir sua identidade. Use elementos que representam quem você é, suas gírias, crenças e gostos. Isso ajudará a cativar seu público.

Produção de Conteúdo

  • Como seu conteúdo vai refletir seu posicionamento?
  • Que tipos de conteúdo você precisa produzir para fazer as pessoas entenderem seu posicionamento?
  • Como você pode usar suas habilidades, paixões e conhecimentos para criar conteúdo único?

Plataformas de Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais relevantes para seu público-alvo é essencial. Você precisa estar onde seu cliente está, fortalecendo sua presença digital. Com a estratégia certa, é possível obter resultados significativos, mesmo produzindo menos conteúdo.

Adapte seu conteúdo para cada plataforma, considerando suas características únicas. Faça a derivação de conteúdo: use a mesma pauta para criar diferentes formatos. Por exemplo, transforme um vídeo no TikTok em um texto para o LinkedIn e em um carrossel para o Instagram. Isso otimiza o seu tempo e você aproveita ao máximo cada rede social.

Conclusão

Um posicionamento bem definido e autêntico é a base para construir uma comunidade fiel e engajada. Isso não apenas eleva a percepção positiva da sua marca, como também facilita a venda e a fidelização dos clientes.

Após definir seu posicionamento, o próximo passo é traduzi-lo em conteúdo que alcance e cative as pessoas certas. Você não quer qualquer atenção; você quer a atenção do público certo. Essa atenção é o que te transformará em uma referência, aumentará suas vendas e impulsionará seu crescimento nas redes sociais.

Para se tornar a escolha óbvia do seu cliente, é essencial mostrar seu posicionamento através de conteúdos estratégicos. Seu posicionamento deve refletir quem você é e servir como a espinha dorsal de todo o conteúdo que você produzir. Quanto mais conteúdo você gerar, mais fortalecido será seu posicionamento.

Persistência é a chave para colher os frutos de um bom posicionamento No início, os resultados podem parecer modestos, mas lembre-se, a eficácia do seu posicionamento é cumulativa. Com o tempo, sua agenda estará cheia, seus preços irão subir, e as propostas começarão a surgir.

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